12 dezembro 2006

A Democracia em que vivemos - parte II

O que é a democracia? Exponho dois exemplos retirados de dicionários diferentes, o primeiro do dicionário de sociologia, o segundo do dicionário de português:
Democracia - Filosofia ou sistema social que sustenta que o indivíduo, apenas pela sua qualidade de pessoa humana, e sem consideração às suas qualidades, posição, status, raça, religião, ideologia ou património, deve participar dos assuntos da comunidade e exercer nela a direcção que proporcionalmente lhe corresponde. (in http://www.prof2000.pt)
Democracia - sistema político fundamentado no princípio de que a autoridade emana do povo (conjunto de cidadãos) e é exercida por ele ao investir o poder soberano através de eleições periódicas livres, e no princípio da distribuição equitativa do poder;
país em que existe um governo democrático; governo da maioria;
sociedade que garante a liberdade de associação e de expressão e na qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários. (in http://www.priberam.pt)

Assim sendo, acho de muito mau sentido democrático e de péssima visão sobre a liberdade de expressão que se "proíba" os cidadãos de lerem ou terem conhecimento sobre factos ou realidades. Tal como não acho bem dizerem que alguém que tenha uma visão diferente da maioria deveria ter vergonha.

1 Comments:

Blogger Flávio Gonçalves said...

Onde compraste a edição espanholda do segundo livro do Daniel?

13:55  

Enviar um comentário

<< Home